Copa Metropolitana de Ginástica de Cubatão encanta o público em Cubatão

Com grandes apresentações, os ginastas prenderam a atenção do público que lotou as arquibancadas do Centro Esportivo Armando Cunha, no sábado (18) e domingo (190, em Cubatão. Participam da competição de ginástica rítmica, 297 ginastas, a partir de 5 anos, sendo destes, dois do gênero masculino. Foram 20 atletas na elite, 73 no nível intermediário e 204 iniciantes.

Marcaram presença 20 equipes, sendo 18 do Estado de São Paulo, uma de Brasília, e uma de Minas Gerais. O evento conta com o patrocínio da Unipar, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do governo do Estado de São Paulo. A empresa líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul.

Fernanda Ribeiro de Paula, técnica do Sesi Taguatinga, de Brasília, falou sobre a competição. “Foi uma experiência muito boa, nesse ano o cronograma da ginástica ficou basicamente para o segundo semestre, isso por causa dos Jogos Olímpicos. Ter uma competição de alto nível, num lugar muito bom, é importante, ajuda as nossas atletas, serve para preparação nas competições que teremos no segundo semestre. Além disso o intercâmbio entre ginastas de equipes de outros Estados”.

Da mesma equipe, a ginasta Mariana Souza de Alencar, 15 anos, teve motivos para comemorar, “Foi emocionante, disputei a primeira competição no ano, na fita fui ouro e quarto na bola, na somatória dos resultados, ganhei o ouro no geral. Sempre é bom competir com ginastas de outros lugares, algumas eu já conhecia, mas a maioria não. Gostei da organização tudo muito bem feito”’.

A competição teve três níveis diferentes de evolução. Iniciante: ginastas que independentemente da idade, começaram a prática da modalidade recentemente. Avançado: ginastas que já praticam a modalidade a algum tempo, já tendo obtido alguma evolução. Já na elite, ginastas que já competem em nível regional, estadual e nacional. A definição do nível dos ginastas é do próprio técnico.

Equipes

Estiveram nas disputas 20 equipes, sendo 18 do Estado de São Paulo, uma de Brasília, o Sesi Taguatinga e uma de Minas Gerais, a Escola Mineira de Poços de Caldas. Representando a cidade anfitriã a Fatus Gr- Cubatão. Santos tem quatro equipes, Santos F C/Fupes, Academia Lorrane Macedonio, Studio Arabesque e CEPE 2004. Também da região o Instituto Seja Forte (Guarujá), Clube Tumiarú (São Vicente) e Equipe Flyer (Itanhaém). São Paulo Futebol Clube e Equipe Lucarelli, representam a Capital. As demais equipes paulistas são: Tryade (Mauá), Fae Osasco, Prefeitura de Guaratinguetá, Prefeitura de Vinhedo. Clube Mogiano (Mogi Mirim), MGYM Esportes (São Bernardo do Campo), de Cotia as equipes da Prefeitura e Studio Olímpio Gym.

A Copa Metropolitana de Ginastica Cubatão é realizada pela Associação Nacional de Desenvolvimento Esportes e Educação (ANDEE), e tem patrocínio da Unipar, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte do governo do estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão e Liga Metropolitana de Ginástica.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.

Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.