Passeio Ciclístico ‘Bora Pedalar’ MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Neste sábado (22), a cidade de Santos recebeu mais uma vez o Passeio Ciclístico ‘Bora Pedalar’, que fez parte dos eventos do Mês da Consciência Negra. Foram 1.500 pessoas que saíram do Parque Roberto Mário Santini e chegaram na Praça Mauá, no Centro Histórico.
O Passeio foi aberto para todas as pessoas, porém, as inscritas pelo site, doaram 2 kg de arroz ou feijão, e receberam um kit com: camiseta, mochila, medalha de participação, pulseira numeral, e concorreram ao sorteio de uma bicicleta com 21 marchas. Foram arrecadadas 2 toneladas de alimentos, retirados pelo Fundo Social de Solidariedade, da Cidade de Santos.
Cecília Maris, 65 anos, aposentada, foi a sorteada que levou para casa a bicicleta. “Gosto de atividade física, participo de passeios e gosto de surfe, beach tennis e frescobol. Um Passeio com esse tema nunca tinha participado. Tem um tom de ação, até acho que deveria ser consciência humana, nem negra ou branca. Assim como o clima do Natal, entre as pessoas, deveria durar o ano inteiro, deveríamos falar desse tema sempre”.
O vereador Cacá Teixeira, falou sobre o evento. “A Associação Nacional de Esportes vem fazendo um grande trabalho, não só aqui em Santos, como em outras cidades da Baixada Santista. Tenho orgulho de encaminhar uma emenda parlamentar para que o resultado aconteça. Fiquei feliz com o resultado, onde ocorreu uma confraternização, nesse momento de conscientização, em relação à comunidade negra. Temos políticas públicas, mas precisamos avançar bastante. Um grande evento, que bem organizado, não impactou a Cidade”.
O Passeio Ciclístico “Bora Pedalar”, será realizado pela Associação Nacional de Esportes (ANE), através de Emenda Parlamentar, do vereador Cacá Teixeira.
MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Mês da Consciência Negra – “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, terá ações, dos dias 1 ao 30, como palestras, rodas de conversas e atividades culturais.
Nina Barbosa, à frente da secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos de Santos, fez questão de destacar, que a ação vai além do esporte. “O Passeio Ciclístico, em alusão ao dia da Consciência Negra, é mais que uma atividade esportiva e de lazer. É um ato de mensagem, reflexão, e extremamente necessário. Estamos passando uma mensagem que ninguém aguenta e tolera mais o preconceito”.
A Realização é do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial e Direitos – Secretaria Municipal da Mulher, da Cidadania, da Diversidade e dos Direitos Humanos. Apoio: Prefeitura de Santos e COPIRE – Coordenadoria de Promoção da Qualidade Racial e Etnia.