Devido à previsão de temporais em todo o estado de São Paulo, o Passeio Ciclístico “Bora Pedalar” em Cubatão, que seria realizado neste domingo (19), foi adiado para o dia 9 de novembro. Todos os inscritos pelo site do evento têm suas vagas garantidas na nova data, desde que apresentem o seu QR Code e entreguem 1 kg de arroz ou feijão, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Cubatão.
O coordenador do evento, Marcelo Camargo, destacou a preocupação com a segurança. “Assim como em todos os eventos que realizamos, a segurança é fundamental, tanto dos participantes, quanto das pessoas que trabalham no Passeio. A própria Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu estado de alerta entre a noite desta sexta-feira (17) e o domingo (19). Por isso, estamos informando pelo nosso site, por e-mail e pelos grupos do WhatsApp.”
Defesa Civil do Estado alerta para temporais em todo o estado a partir da noite de sexta (17)
Instabilidade se espalha pelo território paulista e deve provocar temporais até domingo, com risco de eventos fortes e granizo isolado
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a ocorrência de temporais entre a noite desta sexta-feira (17) e o domingo (19), com chuvas de moderada a forte intensidade, queda de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado em diversas regiões paulistas.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil, o avanço de uma frente fria, associado à umidade vinda da Amazônia, vai provocar condições de instabilidade generalizadas, especialmente no período entre a noite de sexta e o domingo.
As chuvas podem causar alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de pequenos córregos, principalmente em áreas mais vulneráveis. O órgão reforça a importância de acompanhar as atualizações e seguir as orientações das autoridades locais.
Na Baixada Santista, os termômetros ficam entre 16 °C e 25 °C, também com condições para tempestades.
Atenção para rajadas de vento de forte a muito forte
A previsão indica também ventos de forte a muito forte intensidade ao longo de todo o litoral paulista, o que pode causar ressacas, agitação marítima e risco para a navegação de pequenas embarcações.
A Defesa Civil orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a placas ou estruturas metálicas e evite áreas alagadas.
Realização e Apoio
O “Bora Pedalar” é realizado pela Associação Nacional de Desenvolvimento de Esportes e Educação (ANDEE), com patrocínio da Unipar, Fort Atacadista e DP World, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal, e conta com o apoio da Prefeitura de Cubatão.

