Os alunos do Projeto Karatê-Do para o Desenvolvimento Social estão cada vez mais envolvidos com as aulas. Na última quinta-feira (4), a motivação aumentou com a entrega dos quimonos na Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão.
Amanda Freitas Mendonça, ex-atleta da seleção brasileira e professora do projeto, destaca a importância da filosofia do esporte para a formação dos jovens:
“O karatê é uma filosofia de vida, muito boa para eles, já que trabalhamos a disciplina, o respeito e a educação. Percebo uma grande melhora nos alunos desde o início das aulas. Os quimonos são uma motivação extra, e o nosso branco simboliza a paz.”
Regis Marques, diretor da escola, ressalta o impacto da iniciativa:
“Nossa escola fica no Bolsão 9, uma área de vulnerabilidade social em Cubatão. A importância desse projeto é que ele incentiva o esporte e a vida acadêmica do aluno, pois leva disciplina e trabalho em equipe. Isso é fundamental, já que eles estão em processo de formação.”
Marcelo Camargo, presidente da Associação Nacional de Desenvolvimento ao Esporte e Educação (ANDEE), também esteve presente:
“Os alunos receberam os quimonos e tivemos a oportunidade de conversar sobre o esporte e o respeito. Este projeto é uma excelente oportunidade para que eles possam conhecer a modalidade.”
Atualmente, o Projeto Karatê-Do para o Desenvolvimento Social atende 110 alunos em três escolas de Cubatão: a EME Jayme João Olcese, a EE Parque dos Sonhos e uma terceira escola a ser confirmada. A iniciativa é promovida pela ANDEE por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.