Presidente da Comissão da Avaliação de Projetos da Lei Paulista do Esporte aprova Arena Kids

A presidente da CAP, presidente da CAAP, Comissão de Avaliação e Aprovação de Projetos, da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, Lívia Suzart, visitou a 5 edição da Arena Kids, na Praia do Itararé em São Vicente no final de semana de encerramento do evento.
A CAAP é subordinada à SELJ, Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo comandada por Jean Madeira, mas possui autonomia para decidir, mediante avalição técnica minuciosa, quais propostas estarão aptas a captar patrocínios na iniciativa privada no mecanismo de renúncia fiscal de parte do ICMS devido.
Lívia gostou do que viu: “ O projeto é bem bacana e a comunidade realmente participa! É preciso que o esporte seja levado à população, fazendo este  link com o governo do estado, que contribui abrindo mão de parte do imposto”, avalia.
Ela destaca o grau de responsabilidade exigido na boa gestão dos recursos, um dos focos da atuação da comissão, que requer a capacitação das proponentes: “Chegamos à secretaria em janeiro de 2015 e este primeiro ano foi de organização. Colocamos equipes nas ruas para ver quais projetos funcionavam melhor, buscamos qualificar as entidades, com workshops, palestras, a fim de capacitá-las para que possam entregar um projeto que atenda os parâmetros necessários para aprovação. Essa é orientação de nosso secretário”, relata.
A presidente falou com ênfase sobre a importância das leis incentivo, unindo esforços da esfera pública, iniciativa privada e Terceiro Setor: “ É uma política muito interessante! Eu costumo dizer que é uma lei de apoio ao patrocínio, uma vez que o empresário percebe, em um primeiro momento, que pode direcionar parte do imposto a um projeto esportivo. No segundo momento, fruto da aproximação com os gestores esportivos, ele pode vir a investir no patrocínio direto para um atleta de alto rendimento, uma instituição, promovendo uma aproximação entre as entidades esportivas e quem pode patrocinar, no caso, as empresas”, relaciona.
Lívia ficou satisfeita ao saber que a arena recebeu mais de 130.000 visitantes: “ É um bom número! As pessoas estão aqui e isto acaba estimulando a prática esportiva e incentivando a qualidade de vida! Este resultado é importante para o governo”, finaliza.
A Arena Kids foi o primeiro projeto a ser aprovada pela Lei Paulista em 2010. A 5ª edição foi uma realização da ANDEE, Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação, e contou com o patrocínio de Guaraná Antártica e Sonda Supermercados, com destinação de recursos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte pelo ICMS. O apoio foi da prefeitura Municipal de São Vicente, Sabesp, TV Tribuna, Tri FM e site Globo Esporte Santos e região. Mais informações no site www.ane.org.br