Palestra sobre a China encanta alunos de Cubatão

Crianças sempre gostam de saber sobre curiosidades de outros países, principalmente quando são de culturas bem diferentes da sua realidade. Os alunos da Unidade Municipal de Ensino Padre Antônio Olivieri Filho, em Cubatão, tiveram essa oportunidade, no dia 14, quando assistiram uma palestra sobre curiosidades da China, de forma lúdica. No final receberam o livro China – Brasil: invenções que mudaram o mundo.

Entre os palestrantes estavam Renan Wenceslau de Jesus Cyrillo e Sérgio Simões, coordenador editorial da Bela Vista Cultural, responsável pela publicação. Foram contadas curiosidades do país oriental de forma lúdica, porém o que mais chamou a atenção foi a presença de uma terceira pessoa. A tradutora Rebeca Zou, colaboradora da CMOC Brasil, patrocinadora do Projeto, é chinesa, e contou muitas coisas para as crianças, que adoraram.

Adelaine Pinheiro, assistente de direção, ficou satisfeita. “ Foi um encantamento geral para as crianças, a maioria teve o primeiro contato com uma pessoa estrangeira. Eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas, foi bem interessante. Todos os que participaram receberam um livro, com um material muito bem elaborado, imagens bonitas e atrativas. Os alunos não queriam que eles fossem embora, ficaram conversando com a chinesa, tiveram momentos especiais”.

O livro conta sobre inovações revolucionárias como o papel, a bússola, a imprensa, o macarrão e a seda, dentre outras, verdadeiros tesouros e legados chineses que fazem parte da vida de milhões de brasileiros.

A ação foi desenvolvida pela editora Bela Vista Cultural e conta com o patrocínio da CMOC Brasil, que foi representada por Lisiane Feltraco (coordenadora de relações com comunidades), Bruno Bretas (analista de relações com comunidades).

Os alunos da escola Olivieri, fazem parte do Núcleo do Projeto Integrar Arte e Vida, que atua numa gestão compartilhada, através da Secretaria de Educação, e tem patrocínio da CMOC Brasil, com base na Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.