Equipamentos doados pelo Projeto Esporte e Inclusão, atendem 200 pessoas diariamente

O Projeto Esporte e Inclusão, atendeu durante dois anos, 80 pessoas, com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista. As atividades foram realizadas até o prazo máximo permitido pelo Ministério da Saúde.  A realização foi da Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação (ANDEE), sendo executado na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), em Santos.

Com o termino das atividades, conforme previsto pelo Projeto, a ANDEE doou todos os equipamentos para a Secretaria de Saúde de Santos que os encaminhou para a unidade do Serviço de Fisioterapia: adipômetro plicómetro, dinamômetro, estadiômetro, eretor plataforma e banco de wells (uma unidade de cada). Além desses, três unidades de balancim proprioceptivo, tábua de propriocepção e bicicleta ergonômica vertical.

Carla Madeira, chefe de atividades da Secretaria de Saúde de Santos, agradeceu e destacou a importância dos equipamentos. “As bicicletas ergométricas irão auxiliar no tratamento e ajudam melhorar a mobilidade articular, fortalecimento de toda a musculatura dos membros inferiores, melhorando a respiração e nutrição dos vasos de todo o corpo, aumentando o fluxo sanguíneo. Os demais aparelhos em parâmetros, como fortalecimento e flexibilidade. Atendemos diariamente cerca de 200 pacientes que farão uso desses equipamentos, agilizando os atendimentos e a qualidade do serviço ofertado”.

Reconhecimento

O Prêmio Comunidade em Ação, promovido pelo Grupo Tribuna, tem como objetivo valorizar as ações voluntárias de grupos, instituições ou indivíduos em benefício de causas sociais de toda a região. Tem também como meta estimular, através da divulgação dos trabalhos, outros setores da sociedade a adotarem o mesmo, gerando, assim, uma corrente do bem.

Em 2022, foram mais de 40 projetos inscritos, sendo que o Projeto Esporte e Inclusão, ficou entre os 15 projetos pré-selecionados, onde todos tiveram reportagens publicados. Dentre eles cinco foram os finalistas, o Projeto Esporte e Inclusão, ficou com o segundo lugar.

Como não é permitido a continuidade, a ANDEE já apresentou um novo Projeto, para atender outras pessoas.

O projeto Esporte e Inclusão foi uma realização da Associação Nacional de Desenvolvimento Esporte e Educação – ANDEE, com patrocínio da Usiminas, CPFL Energia, Bic e Liberty Seguros através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência PRONAS/PCD do Ministério da Saúde e apoio da FEFIS/UNIMES e Prefeitura de Santos, através das Secretarias de Saúde e Educação.