EM Franco Montoro e Colégio Expressão são os campeões da 17ª Copa TV Tribuna de Handebol Escolar

A 17ª Copa TV Tribuna de Handebol Escolar conheceu seus campeões, neste sábado (7), no Ginásio do Sesc Santos. No feminino a equipe do Colégio Expressão, de Mongaguá, venceu o time da UME Rui Barbosa, de Cubatão, por 14 a 6. No masculino a EM Franco Montoro, de Praia Grande, garantiu o título, com uma vitória por 10 a 8, diante do Colégio Jean Piaget, de Santos.

Nas decisões de terceiro, no feminino, EM Laura Filgueiras, de São Vicente, venceu por 6×3 Colégio Jean Piaget, de Santos. Já no masculino, o Colégio Expressão de Mongaguá, ganhou da EM Antonio Peres, de Praia Grande por 10 a 6. A competição reuniu 49 equipes, sendo 25 no masculino e 24 no feminino, com um total 83 partidas, nas disputas atletas nascidos entre 2009 e 2012.

Entre as oito equipes que participam das decisões, vale destacar o equilíbrio, já que cinco cidades foram representadas. Jean Piaget (Santos), Colégio Expressão (Mongaguá), EM Laura Filgueiras (São Vicente), UME Rui Barbosa (Cubatão). Sendo Praia Grande a única cidade com duas escolas, no último dia de competição, EM Antonio Peres Ferreira e a EM Gov. Franco Montoro.

Escolas Públicas se destacam

Nesta edição, quatro públicas e quatro particulares, chegaram nas decisões. Sendo que, nos quatro jogos, existiu o confronto entre elas. Na final masculina a EM Franco Montoro, de Praia Grande, superou o campeão da última edição, o Colégio Jean Piaget. A escola praiagrandense, já havia conquistado o título na edição de 2015.

A professora Wânia Kolonko, comandou a equipe nos dois títulos. “O esporte tem um papel fundamental para tirar as crianças das ruas, mas uma questão importante é que em Praia Grande existe a preocupação com a continuidade. Já tivemos alunos que participaram de edições anteriores e chegaram até a seleção brasileira, tanto infanto juvenil como juvenil. Essa Copa é a oportunidade dos alunos se mostrarem, isso para eles é muito importante”.

Na decisão do feminino a UME Rui Barbosa, de Cubatão, não venceu, mas chegou pelo segundo ano consecutivo na final, sendo que em 2017, conquistou o título. Através de uma parceria com a Prefeitura, a Escola da ilha Caraguatá, situada numa região mais afastada da cidade, tem a modalidade através do Projeto Integrar Arte e Vida, que tem o patrocínio da Petrocoque, com destinação de recursos da Lei Federal do Incentivo ao Esporte.

Flavia Aleixo, 14 anos, disputou sua segunda final pela UME Rui Barbosa. “Esse nos dedicamos bastante, hoje erramos algumas coisas na partida que acabaram nos atrapalhando. O trabalho que feito na Escola é muito bom, eles no incentivam muito, independentemente de qualquer coisa estão sempre do nosso lado. Eu temo muito orgulho do meu time, saímos de cabeça erguida, quero continuar jogando, vou mostrar para cada um da minha família, e quem acredita em mim e que eu posso”.

Destaques

Melhor goleira: Emanuelly Mayara – UE Laura Filgueiras
Melhor goleiro: Felipe Racolto– M Antonio Peres Ferreira (Praia Grande)
Melhor jogadora: Isabela Loureiro – Colégio Expressão Mongaguá
Melhor jogador: Luiz Henryck Ferreira – EM Franco Montoro (Praia Grande)
Artilheira: Flávia Aleixo Santos – UME Rui Barbosa (Cubatão)
Artilheiro: Kauã Fontes – Colégio Expressão
Melhor técnico no feminino: Rafael Passuelli – Colégio Expressão Mongaguá
Melhor técnico no masculino: Wânia Karina Kolonko – EM Franco Montoro (Praia Grande)

A 17ª Copa TV Tribuna de Handebol Escolar é uma realização da TV Tribuna, que conta com patrocínio de mídia da Doutor do Sono. A organização é da Associação Nacional de Esportes (ANE), com patrocínio por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte (Promifae) do Grupo Mendes, com apoio da Prefeitura de Santos, Unimes e Sesc Santos.