Cubatão será, mais uma vez, o cenário da beleza, leveza e competitividade da ginástica rítmica. Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a cidade recebe a Copa Metropolitana de Ginástica Rítmica de Cubatão, que será realizada no Centro Esportivo Pita (Rua Arlindo Leandro, 13 – Vila Nova), com entrada gratuita para o público. A ação conta com o apoio da Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico.
O evento reunirá cerca de 300 ginastas, que disputarão em 59 categorias, nos níveis iniciante, intermediário e avançado, com a distribuição de 500 medalhas. A iniciativa reforça o compromisso do município com o esporte e desenvolvimento, valorização da ginástica rítmica na região, proporcionando ao público um espetáculo repleto de talento, técnica e dedicação.
A programação começa no sábado (30), às 9h, com a cerimônia de abertura, seguida pelas disputas do nível avançado nas categorias adulto, juvenil, infantil e pré-infantil. A partir das 14h, será a vez das atletas do nível intermediário entrarem em cena, com previsão de encerramento e premiação às 18h. No domingo, a partir das 9h, acontecem as apresentações do nível iniciante, com término previsto para às 12h, marcando o encerramento de um fim de semana dedicado à celebração do esporte e da superação.
Equipes Confirmadas
O litoral paulista estará representado por equipes tradicionais e emergentes de quatro municípios:
- Cubatão: Studio Arabest, Equipe Fatus e Na Onda da Ginástica
- Santos: Santos Futebol Clube Academia Dé Dance
- São Vicente: CR Tumiarú
- Itanhaém: Flyer
- São Sebastião: Sirius
A capital e o interior do Estado também marcam presença com grandes equipes:
- São Paulo: MGym e Colégio Amorim
- Mogi das Cruzes: Clube Mogiano
- São Bernardo do Campo: GR Personal
- Piracicaba: Projeto Base
- Cotia e São Roque: Prefeituras Municipais
- Americana: AGRA
- Francisco Morato: Dé Dance
- Campinas: CCRN
Destaques Nacionais Confirmados
A renomada equipe do SESI Brasília retorna à competição trazendo nomes de expressão no cenário nacional. A atleta Beatriz Rocha, da categoria adulto, conquistou medalha de bronze no Torneio Nacional de 2024 e foi campeã da categoria juvenil nível 1 em 2023.
Na categoria infantil, as ginastas Cindya Abreu e Lorena Menezes, ao lado de sua parceira de trio, também brilharam em 2024 com a medalha de bronze.
Organização e Incentivo ao Esporte
A Copa Metropolitana de Ginástica Rítmica de Cubatão é uma realização da Associação Nacional de Desenvolvimento Esportivo e Educacional (ANDEE), com patrocínio da Unipar, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado de São Paulo. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão e da Liga Metropolitana de Ginástica.
Sobre a Unipar
A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para diversas indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de limpeza, alumínio, bebidas, farmacêutica, entre outras.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Camaçari (BA), Cubatão (SP), Santo André (SP) e também em Bahía Blanca (AR). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia elétrica renovável. É signatária do Pacto Global da ONU e reconhecida como empresa Pró-Ética pela Controladoria-Geral da União (CGU).