Quem passa pela orla da praia de Santos já está acostumado a ver várias redes de vôlei espalhadas por toda sua extensão — mas nem sempre foi assim. No início da década de 1980, o vôlei começou a ganhar força, impulsionado principalmente pelo desempenho da histórica Geração de Prata, que encantou o Brasil e alcançou seu auge nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
Foi também nesse período que Aldemar Tavares, o Jacaré, apaixonado pela modalidade, começou a montar suas redes na altura da Avenida Conselheiro Nébias.
Rapidamente, o espaço se transformou em ponto de encontro para jogadores de diversas gerações e ficou conhecido como Família Voleibol. Entre os frequentadores estavam jovens talentos como Léo, que disputou os Jogos Olímpicos de 1988, em Seul, e Cidão, campeão com a Seleção Brasileira na Liga Mundial. Nomes consagrados do voleibol nacional, como Negrelli, Geraldinho e outros integrantes da vitoriosa equipe do Santos FC nos anos 1960, também marcavam presença.
A paixão pelo vôlei não era só do Jacaré. Ele compartilhava esse amor com sua esposa, Fiorella Tavares de Almeida, também professora de educação física e atleta que representou Santos nos Jogos Regionais e Abertos durante a década de 1970. A ligação do casal com o esporte era tão forte que decidiram ter seis filhos — dois meninos e quatro meninas — representando o número de atletas em quadra. Com a introdução da posição de líbero no voleibol, a família cresceu mais um: adotaram um sétimo filho para completar o time.
Projeto Família Voleibol
Evandro Tavares, um dos filhos do casal, relembra com carinho a trajetória dos pais:
“A história da Família Voleibol é muito especial. Minha mãe foi aluna da primeira turma de Educação Física da Fefis. Foi por influência dela que meu pai também entrou na faculdade. Ele sempre levava os seis filhos para a praia, onde montava a rede. Éramos pequenos e víamos jogadores como Léo e Cidão jogando ali, e, poucos dias depois, os víamos competindo na televisão.”
Criado oficialmente em 2017 por Aldemar e Fiorella, o Projeto Família Voleibol conta hoje com unidades em Santos e Atibaia. Já são mais de 800 alunos ativos e mais de 4 mil participantes ao longo dos anos.
Em março deste ano, o projeto ganhou um novo reforço: a inauguração de um Centro de Treinamento em Santos, localizado na Rua Conselheiro João Alfredo, 281, no bairro Macuco. O espaço conta com três quadras de vôlei, quatro de beach tennis e uma área dedicada ao bem-estar e saúde.
A Família Voleibol segue crescendo, com o propósito de ampliar o número de participantes e diversificar ainda mais suas atividades esportivas, incluindo futsal, basquete, handebol e programas voltados à qualidade de vida.