Projeto “Esporte e Inclusão” atenderá 80 jovens com deficiência “ síndrome down e autismo”

O presidente da Associação Nacional de Esportes, Marcelo Camargo esteve reunido no último dia 20 de janeiro  com a Secretária de Educação de Santos Cristina Barletta e com  Tereza Cristina de María de Arruda, responsável da Seção de Educação Especial, onde apresentou o Projeto “Esporte e Inclusão” que  atenderá  80 jovens com deficiência “ síndrome down e autismo na ampliação no atendimento desse público específico na cidade de Santos em  parceria com a Universidade Santa Cecilia – UNISANTA  através  com a sessão dos espaços equipados e  adaptados.

 

Camargo abriu o encontro expondo sobre a importância do esporte como    forte aliado na reabilitação e inclusão social para pessoas com deficiência, pois os benefícios vão além da saúde. Fazer parte da sociedade e se sentir aceito são aspectos importantes que a prática esportiva impulsiona para quem vive a realidade da deficiência.

 

A Secretária Cristina Barletta destacou  que a sua gestão é pautada em uma educação para todos, proporcionando oportunidades e oferecendo ferramentas necessárias para que cada aluno possa desenvolver suas potencialidades.

 

Já a Sra, Tereza Cristina  explica que a Seção de Educação Especial irá se  reunir com as diretoras das escolas da rede municipal  para expor as propostas do projeto esclarecendo que  os  alunos com deficiência terão oportunidade de fazer atividades esportivas e culturais no contra turno escolar e que os profissionais envolvidos no projeto serão capacitados pela seção garantido, assim que os benefícios oferecidos aos participantes seguirão as diretrizes já aplicadas pelo setor.

 

No momento, o projeto não tem previsão de iniciação devido à situação de pandemia ao qual nos encontramos aguardando, portanto, a autorização do Ministério da Saúde. Os alunos participantes do projeto serão avaliados por médico cardiologista e estarão realizando exames laboratoriais que evitem a exposição dos beneficiários a qualquer tipo de riscos.

 

As atividades previstas são: Futebol Society, Tênis de Mesa, Dança, Teatro, Artes e Música, além de alimentação e transporte de ida e volta até o local do projeto. O corpo profissional, a ser contratado, será composto por Assistente Social, Psicólogo, e Professores de Educação Física e da área cultural.

 

A entidade já atende mais de 1.500 crianças na região da Baixada Santista com atividades esportivas no contra turno escolar e terá a ampliação do atendimento com jovens com deficiência a fim de incluir e incentivar as práticas esportivas e culturais para pessoas com deficiência.

 

O projeto “Esporte e Inclusão” têm o patrocínio da Usiminas, CPFL Energia, Bic e Liberty Seguros através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da com Deficiência PRONAS/PCD do Ministério da Saúde e apoio da Santa Cecilia – UNISANTA e Prefeitura Municipal de Santos, através da

Secretaria de Educação.